Meu nome é Luccas Gomes Sales, tenho 16 anos, estou cursando o 3º ano do Ensino médio na Escola Saturnino Pereira, Estou trabalhando no Tribunal de Justiça (Estagiário). O livro A HORA DA ESTRELA que vou comentar depois eu gostei é interessante, muito bom.
domingo, 24 de abril de 2011
Resumo dos Capitolos "A Hora da Estrela "
O romance “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector, fala de uma Alagoense que se chama Macabéa de 19 anos que foi para o Rio de Janeiro com sua tia, mais depois sua tia acaba morrendo e ela vai para uma casa de mulheres. e ele achava que era datilografa.
E podemos dizer que ela era assim atrapalhada e que não sabia bem quem é ela mesma da vida.
Ela mal sabia ler e escrever. E muitas coisas pra ela era de Rico.
Ela mal sabia ler e escrever. E muitas coisas pra ela era de Rico.
E depois de um tempo no seu trabalho o chefe de Macabéa ficou bravo com ela e disse que ia despedi ela depois de um tempo.
Ela economizou dinheiro e foi ao medico, e descobriu que rinha uma doença chamada Tuberculose.
Um tempo depois ela conhece Olímpico de Jesus também do interior e ela diz que é seu namorado.
Depois de um tempo Olímpico conhece a amiga de Macabéa a Gloria, e ele começa a gostar de Gloria e deixa Macabéa de lado termina seu namoro com ela e novamente ela fica sozinha no mundo, e ela só tem seu radio para escutar toda noite.
Um dia no trabalho sua amiga Maria diz a ela pra ir a uma cartomante, chegando nessa cartomante ela descobre que seu futuro iria mudar, a cartomante revela através de suas cartas que Macabeá terá um futuro belíssimo, que ela ia encontrar um estrangeiro rico, Macabeá fica sem reação sai da casa da cartomante toda contente com a tal história de que sua vida iria mudar completamente, Então, logo ao descer a calçada para atravessar a rua, é atropelada por um luxuoso Mercedes Benz amarelo.
E ao ser atropelada ela descobre que sua vida tem essência
“hoje, pensou ela, hoje é o primeiro dia da minha vida: nasci de novo”. Há uma situação paradoxal: ela só nasce, ou seja, só chega a ter consciência de si mesma, na hora de sua morte. Por isso antes de morrer repete sem cessar:“Eu sou, eu sou, eu sou, eu sou”.
Apresentação Da Obra "A Hora Da Estrela"
O Narrador Rodrigo S. M, constitui um dos personagens principais do livro "À Hora da Estrela", de Clarice Lispector. mesmo tempo em que narra à vida de Macabéa, identifica-se com ela, mesmo quando a agride. Macabéa é Alagoana, virgem, ignorante, tem dezenove anos e diz-se "datilógrafa".
Veio para o Rio de Janeiro com uma tia que cuidara dela desde os dois anos de idade. Quando a tia morre, Macabéa muda-se para um quarto que divide com quatro moças que trabalhavam nas Lojas Americanas: Maria da Penha, Maria Aparecida, Maria José e Maria.
Raimundo, o patrão de Macabéa, avisa-lhe que será despedida (Macabéa errava demais na datilografia, ficará apenas com Glória. Macabéa gostava de ouvir a Rádio Relógio porque os locutores falavam "palavras diferentes", embora ela desconhecesse os significados e não soubesse o que fazer com as informações.
Raimundo, o patrão de Macabéa, avisa-lhe que será despedida (Macabéa errava demais na datilografia, ficará apenas com Glória. Macabéa gostava de ouvir a Rádio Relógio porque os locutores falavam "palavras diferentes", embora ela desconhecesse os significados e não soubesse o que fazer com as informações.
E depois ela acaba conhecendo um homem de nome Olímpico também do interior.
E começa a gostar dele, diz que o a ama muito, mais olímpico não fica muito interessados nela. Mais depois ele se apaixona pela amiga dela a Glória e Olímpico deixa Macabéa sozinha no mundo novamente e ela dizia que só tinha ele.
Biografia Da Autora "Clarice Lispector"
Clarice Lispector nasce em Tchetchelnik, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro, tendo recebido o nome de Haia Lispector, terceira filha de Pinkouss e de Mania Lispector. Seu nascimento ocorre durante a viagem de emigração da família em direção à América.
De origem judaica, terceira filha de Pinkouss e de Mania Lispector. A família de Clarice sofreu a perseguição aos judeus, durante a Guerra Civil Russa de 1918-1921. Seu nascimento ocorreu em Chechelnyk, enquanto percorriam várias aldeias da Ucrânia, antes da viagem de imigração ao continente americano.
A família chegou a Maceió em março de 1922, sendo recebida por Zaina, irmã de Mania, e seu marido e primo José Rabin. Por iniciativa de seu pai, à exceção de Tânia – irmã, todos mudaram de nome: o pai passou a se chamar Pedro; Mania, Marieta; Leia – irmã, Elisa; e Haia, Clarice. Pedro passou a trabalhar com Rabin, já um próspero comerciante.
Clarice Lispector começou a escrever logo que aprendeu a ler na cidade do Recife, onde passou parte da infância. Falava vários idiomas, entre eles o francês e inglês. Cresceu ouvindo no âmbito domiciliar o idioma materno, o iídiche.
Foi hospitalizada pouco tempo depois da publicação do romance A Hora da Estrela com câncer, diagnóstico desconhecido por ela Faleceu no dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes de seu 57° aniversário. Foi enterrada no Cemitério Israelita do Caju, no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro.
Estilo:
É exatamente aí que nasce o estilo de Clarice: a introspecção.
-Perto do Coração Selvagem é o primeiro romance de Clarice, em 1944.
Sérgio Millet saudou o romance como: “a mais séria tentativa de romance introspectivo entre nós”
Sobre a autora, Antônio Cândido declara: “Um dos valores mais sóbrios e, sobretudo, mais originais de nossa literatura”
Em 1943 Clarice Lispector casa-se com Maury Gurgel e termina o curso de Direito.
Devido ao ingresso de seu marido na carreira diplomática, Clarice mostra-se dividida entre a obrigação de acompanhar o marido e ter de deixar a família e os amigos.
Na Itália, escreve: “Na verdade não sei escrever cartas sobre viagens, na verdade nem mesmo sei viajar”
Em cartas ás irmãs desabafa: “tenho visto pessoas demais, falado demais, dito mentiras, tenho sido muito gentil. Quem está se divertindo é uma mulher que eu detesto uma mulher que não é a irmã de vocês”
Entre idas e vindas, Clarice conhece várias personalidades do campo literário e das artes em geral. Não pára de escrever. Crônicas, cartas, contos...
Em julho 1959 separa-se do marido e regressa definitivamente para o Brasil com seus dois filhos.
Clarice trabalha intensamente.
Prêmios e trabalhos:
Em 1960, Clarice publica seu primeiro livro de contos: LAÇOS DE FAMÍLIA
Clarice escreve outros romances.
Dedica-se à educação dos filhos Pedro e Paulo, principalmente com a saúde de Pedro, que apresenta um quadro de esquizofrenia.
Apesar de participar de muitos eventos, congressos, conferências e de ganhar muitos prêmios por seus trabalhos e de ser traduzida para diversos idiomas, a situação financeira de Clarice e muito difícil.
Em 1966, na madrugada de 14 de setembro, a escritora dorme com um cigarro aceso, provocando um incêndio. Quase teve sua mão direita amputada. O acidente mudaria em definitivo a vida de Clarice.
As inúmeras e profundas cicatrizes fazem com que a escritora caia em depressão, apesar de todo apoio dos amigos.
Segue trabalhando. Romances, contos, crônicas, colunas para jornais, etc.
Também segue participando de eventos importantes. Ganha prêmios.
Outras atividades:
Para manter seu nível de renda, aumenta sua atividade como tradutora.
Entre várias traduções podemos mencionar: O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, e livros policiais de Agatha Christie.
Faz adaptações de obras de Julio Verne, Edgar Allan Poe e outros.
Segue trabalhando, diversificando atividades. Recebe inúmeros prêmios e homenagens.
Em 1976 corre o boato de que não mais receberia jornalistas. José Castello, biógrafo e escritor, após muitas idas e vindas são recebido.
Diálogo:
J.C – Por que você escreve?
C.L. – Vou lhe responder com outra pergunta: - Por que você bebe água?
J.C. – Por que bebo água? Porque tenho sede
C. L. – Quer dizer que você bebe água para não morrer. Pois eu também: escrevo para me manter viva
Em 09 de dezembro de 1977, um dia antes de completar 57 anos, Clarice morre vitimada por um adenocarcinoma de ovário irreversível.
Várias publicações, homenagens e adaptações póstumas eternizam a escritora em nossos corações.
Assinar:
Postagens (Atom)